segunda-feira, 14 de maio de 2012

Escola Bíblica Ecumênica

Por Jane Menezes Blackburn e Torquato Silva 






"Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" (Hebreus 10,24)




É um grupo de estudos bíblicos que conta com a participação de pessoas de diversas igrejas. A EBE é fruto da parceria entre Diaconia e o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI-PE).  

A EBE - Escola Bíblica Ecumênica é assim entendida:

Escola, porque é um processo coletivo de aprendizagem; Bíblica, porque aprofunda a mensagem da Bíblia; Ecumênica, porque a participação é aberta às várias Igrejas Cristãs e a todas as pessoas. Assim, de maneira comunitária se pretende aprofundar o conhecimento da Bíblia na vivência das comunidades, proporcionando um espaço de diálogo, reflexão e troca de experiências. Também se busca promover o respeito às diversidades. 

A EBE tem como metodologia a valorização da participação pessoal e do processo do grupo.  Isso exercendo o modelo de liderança compartilhada.  


Um pouco do que já foi estudado na EBE

2004 – A história do povo de Deus2005 – Profetismo2006.1 – O Profeta Jeremias

2006.2 - O reino de Deus2007.1 – O Profeta Elias2007.2 – Rute2008 – Apocalipse2009.1 – 1ª Carta de João2009.2 – Eclesiastes2010 – Atos dos Apóstolos

2011 – Formação dos evangelhos 
2012 – Cartas Paulinas (Gálatas e Filipenses)    


O Eterno Luiz Carlos Araújo




Luiz Carlos, foi um dos fundadores do CEBI-PE e idealizador da EBE. Luiz, encanto, poesia, palavra viva, testemunho. Lua, foi exemplo de vida para todas as pessoas do CEBI. Mas, quem conviveu na EBE teve o privilégio de beber um pouco dessa fonte. Em março de 2011 Luiz, cheio de luz,  "iluminado pela mais bela lua das últimas décadas" fez sua páscoa. A pessoa cheia de Espírito, Palavra e Vida passou a nos alimentar com seu jeito de dançar ao som da música de Lulu Santos, com nossas danças em círculos. É sua autoria o livro O Espírito e a Palavra



DEPOIMENTOS

"Luiz, é um dos fundadores do CEBI-PE. Um dos principais mentores da Escola Bíblica tal qual a conhecemos. Um homem bom de garfo e copo. Luiz era de uma alegria sem par. Pai, avó e amigo, sabia como poucos viver o seguimento de Jesus. Sorriso largo, coração aberto, Luiz era, ele mesmo, a maior prova de que o Reino de Justiça é construção do dia a dia. Fez sua páscoa na quaresma de 2011. O CEBI-PE se reuniu e celebrou a vida e os quatro elementos no dia comemorativo de seu primeiro ano na eternidade. "Nada do que foi será do jeito que já foi um dia", como era antes de Luiz" (Silvia Maria, coordenação estadual, membro da Igreja Romana)

"Luiz Carlos Araújo foi um dos articuladores da Escola Bíblica Ecumênica e da Escola Bíblica de Animadoras e Animadores Populares de Pernambuco. A primeira continua como atividade em parceria entre o CEBI e a Diaconia, preservando seu espírito ecumênico no nome e na prática. A segunda atividade passa por um processo de reformulação de sua metodologia de Educação Popular, o qual já havia começando com o próprio Luiz em vida, quando a escola passou a se chamar "A Palavra na Vida", denominação que mais se aproximava do próprio espírito da escola que, para Luiz, era escola de vida. 
Um pouco dessa história das escolas bíblicas pode ser lida no texto "Escola Bíblica e Educação Popular", elaborado pelo próprio Luiz. Alí, em 2006, se iniciava o processo de rompimento com a linearidade do estudo da Bíblia e uma imersão nas temáticas que surgiam no nosso dia-a-dia. Tais como as relações de gênero, religião, ecologia, política e as provocações sobre etnia e sexualidade.
Esse era o Luiz, sempre provocador, dinâmico, incansável animador, que ao som de "Como uma onda no mar" (Lulu Santos) embalava e se deixava embalar pela vida. Entre "as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs", nos encantava, principalmente quando dizia o seu sonoro "pooooooooooooorrrrrrraaaa" que chocava os mais desavisados, mas logo nos acostumávamos  e, nós mesmos, o provocávamos com nossas interrogações só para ouvir a sonora palavra seguida das gargalhadas da gente reunida.
Saudades Luiz, muito deixastes do teu espírito, tão próximo do espírito de Jesus. Não é uma surpresa, quando o Espírito da divindade habita no nosso meio, que sejamos imitadores do Cristo. (José Josélio da Silvacoordenação estadual, membro da Igreja Romana)



"Luiz Carlos era uma pessoa maravilhosa! Mestre, desses que lhe provocam, que questiona e ajuda a viver. Eu o conheci assessorando um encontro chamado "Visão Global da Biblía", onde durante um final de semana era feito um panorama da Bíblia, numa das atividades do CEBI-PE, nos idos de 1992, creio. Fiquei encatada com sua maneira de colocar, perguntar e provocar sobre nossa vivência da Palavra de Deus na Bíblia; sobre como nós percebíamos "qual era a de Deus na Bíblia" e, consequentemente, como a Bíblia podia contribuir para nossa vida. 
Ele me chamou para fazer parte da equipe da Escola Bíblica Estadual. Ali eu reaprendi com ele a viver. foram quase 20 anos de convivência, preparando etapas de Escolas, como também era quem conduzia a assessoria de maneira leve e humana, sempre atento a qualquer dificuldade que nós tivéssemos. 
Brincalhão, alegre, mas amigo sincero, ele me acompanhou em minha vida, tanto em meus problemas, quanto nas horas de festa, estando junto, fazendo-me sempre abrir novos caminhos, até o dia em que se foi. E continua comigo, dentr de mim, em meu coração, em minha vida. Aí que saudade, Luiz!!! Chero!" (Miguel Torquato e Mary Ruth, Grupo de Mulheres, membro da Igreja Batista)



Mais fotos da EBE. Clique aqui...


Equipe da Escola Bíblica Ecumênica: 

Ivan Carlos Costa MartinsJane Menezes BlackburnFátima Maria Gomes Lima e Severino de Souza Florêncio (Secretário)


Nenhum comentário:

Postar um comentário